quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vistas de Duarte D'Armas II

Vista Tirada da Banda de Noroeste

Duarte d'Armas desenhou ainda outra vista panorâmica da vila de Castelo Branco em 1509. A vista é a seguinte:

Imagem 1 - A nomeada Vista de banda de Noroeste do Livro das Fortalezas

Esta vista mostra a forma como a vila cresceu ao longo do cume para o sopé, no sentido Nascente. É uma vista com pormenores intrigantes (serão analisados em pormenor noutros posts), uma vista belíssima que mostra o castelo em toda a sua grandiosidade quinhentista. Impressiona a arquitectura militar, com a presença de barbacã, fosso e matacães. Esta vista será aqui usada de forma exaustiva, pois é um excelente utensílio de análise. E é um privilégio que Castelo Branco tenha esta prova da sua anterior grandiosidade, e uma infelicidade que não se tenha analisado exaustivamente esta imagem.

Esta vista é tirada de uma direcção Este, Este-Sudeste, como mostra a orientação das igrejas (Igreja de São Miguel). Isto porque a porta principal destas aponta sempre para Oeste(3), este é um elemento que ainda hoje se observa pois, apesar de todas as alterações efectuadas, a orientação da Igreja manteve-se.

Em relação a pontos de referência temos hoje em dia a Torre do Relógio, o castelo, a muralha que subsiste no cimo da Rua do Mercado, a que desce o miradouro e a que se esconde detrás do Jardim Episcopal. Finalmente temos a Sé Catedral, cujas torres sineiras - por vezes! - se avistam por cima do casario.

Portanto sabendo a orientação, tendo pontos de referência e ainda o conhecimento (adquirido na anterior postagem) da perfeição do desenho de Duarte d'Armas, vamos tentar saber qual o sítio onde actualmente poderia este estar quando desenhou esta vista.

Veja-se como a posição central do desenho é ocupada pela Torre dos Templários, com a Torre do Relógio ligeiramente do lado esquerdo (mais a Sul portanto). Isto indica sobremaneira a posição do observador. 

Imagem 2 - Imagem de satélite com a indicação de vários pontos de referência e de interesse.

A imagem acima é uma imagem de satélite na qual marquei:
  • A amarelo a localização da Torre dos Templários.
  • A vermelho a localização da Torre do Relógio
  • A linha laranja indica a direcção provável do desenho de Duarte d'Armas.

Depois temos mais duas circunferências que indicam os sítios de onde foram tiradas as fotografias que passarei a analisar. A verde a localização da seguinte imagem:

Imagem 3 - Fotografia tirada de um dos locais analisados, demasiado a Sul.

Esta imagem está demasiado a Sul, a Torre do Relógio está até do lado oposto ao qual deveria estar para coincidir com o desenho de Duarte d'Armas

A circunferência azul indica o local da fotografia seguinte.

Imagem 4 - Segundo local analisado, ligeiramente a Norte da direcção ideal.
Note-se nesta imagem 4 a seta azul que aponta um dos pináculos da Sé Concatedral, o que indica a sua posição relativa. Tentei sobrepor esta imagem com a vista pois pensei que coincidisse, mas não foi possível, mesmo adulterando bastante o desenho do Duarte d'Armas.

A conclusão lógica é que a direcção de onde Duarte d'Armas desenhou a vista estará mais a Sul deste local (mais para o lado esquerdo relativamente à fotografia). Essa direcção está representada na Imagem 2 com a linha laranja.

Ironicamente vivi durante anos num prédio que tinha excelente visibilidade para o castelo, que se situa nessa linha, e não consegui encontrar uma única fotografia dessa altura. Esta postagem demorou imenso a sair pois quis encontrar 'o' sítio exacto, ou um sítio que me permitisse uma sobreposição semelhante à realizada anteriormente, mas apesar de todos os esforços (mesmo muitos), tal não foi possível. A dificuldade prende-se com os prédios que nasceram à volta da Rotunda Europa, que tapam visibilidade para a Torre do Relógio.

Apesar de não poder concluir com qualquer certeza esta postagem, sei que futuramente será possível indicar com recurso a um modelo tridimensional a direcção da vista e, consequentemente, o local possível desta belíssima vista.

Sem tempo livre,
Kenny.

Fontes
1 - Armas, Duarte de. Livro das Fortalezas. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Edições INAPA. Lisboa. 1997 (com introdução de Manuel da Silva Castelo Branco).
2 - SkyscraperCity, Castelo Branco no Skyscraper City. http://www.skyscrapercity.com/ - acedido a 16 de Dezembro de 2010.
3 - Silva, Jackson Alexandre, Orientação. http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Orientacao.htm - acedido a 15 de Dezembro de 2010.

Bibliografia de Imagens
Imagem 1 - vide 1
Imagem 2 - vide 2
Imagem 3 - do autor.
Imagem 4 - do autor. 


PS: Peço desculpa pelo espaçamento de posts, mas é algo de normal visto que estou em exames e entregas de trabalho desde Dezembro (really!). Apartir de 15 de Fevereiro terei muito mais tempo livre para dedicar a este meu hobby. : )

5 comentários:

  1. Dude, tú tás lá, excelente post, pena é n ter conhecimentos para discutir ideias com o ppl q frequenta o teu blog. Já agora, porque não tocar a campainha de um dos prédios e perguntar se podes ir a uma varada tirar uma foto? LOL * :D

    ResponderEliminar
  2. Não tenho coragem para fazer isso, mas pensei nessa possibilidade inúmeras vezes... lol!

    Ninguém frequenta este blog, como não tenho tido tempo para actualizar está dado como morto pela blogosfera, portanto comenta à vontade.

    Mas não é nada de preocupante! ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. excelente trabalho!
    deita por terra a teoria de que esta vista seria feita a partir da zona da sr.ª da Piedade, como em tempos já vi referido.
    Já tinha verificado que tal não seria possível, como é mais que óbvio para quem olhar para o casco histórico a partir da biblioteca, mas nunca tive oportunidade de concluir o exercício como aqui está demonstrado.

    o blog pode estar em stand by, mas eu passo por cá todas as semanas para ver se há novidades... finalmente chegaram :)

    continuação de bom trabalho...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado!

    Nunca poderia ser da biblioteca, teria de ser mais a Este do castelo, não a Sudeste. Já tínhamos discutido isso no blog do Albicastelhano. :)

    Quando tiver um modelo 3D bem feitinho poderei ver um sítio que encaixe na perfeição com a vista do Duarte d'Armas.

    É ter tempo livre, um bem que escasseia por estas alturas do campeonato.

    ResponderEliminar
  5. http://www.facebook.com/CasteloBrancoAtalaiaDaBeiraBaixa

    Está em execução uma maqueta baseada nos debuxos de Duarte d'Armas, escala 1/200 (3 x 3 m). Espero por si para seguir o Projecto; terei muito gosto em contar com todas as colaborações; pode contactar-me através da Página do Facebook ou vazdecarvalho65@gmail.com

    Abraços.

    ResponderEliminar